Por uma razão bem concreta: as resenhas disponíveis no mercado não atingem o leitor.
Como podemos afirmar isso? Basta acompanhar os jornais e revistas - ou jornais - especializados. Assinadas por jornalistas ou acadêmicos, as resenhas de livros que vemos por aí pecam de duas formas: ora abusando do jornalismo (no primeiro caso) ou do excesso de referências acadêmicas (segundo caso). Onde fica o leitor, nisso tudo? Perdido. Sem saber se confia na atratividade jornalística do livro ou do autor ou se se deixa levar pelo academicismo galopante que assola as resenhas especializadas.
Claro que há exceções nisso tudo. Ou seja, há jornalistas que vêem muito além do jornalismo puro e simples, e acadêmicos que não querem usar a oportunidade apenas para demonstrarem domínio do seu metier. Mas as exceções são isso mesmo: exceções.
Este humilde blog pretende mostrar uma terceira via. Em textos pouco herméticos (como necessário) serão abordados livros dos mais variados matizes e áreas tendo como principal foco mostrar se vale realmente a pena comprá-los, lê-los e acumulá-los nas estantes. Ou seja, se realmente atingem seu alvo. Nesse esforço, espera-se que todos ganhem: o autor, a editora, o autor do blog e das resenhas e, mais importante, o leitor. É realmente o que esperamos que aconteça.
* * *
Este blog segue os princípios do Creative Commons, permitindo a republicação de seus textos em qualquer meio, sem fins comerciais, citando-se o nome do autor e a fonte (Blog de Resenhas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário